Assembleia elege diretoria para período 2021-2024


Nos dias 7 e 8 de maio, a FIAN Brasil realizou sua 10ª Assembleia Ordinária. A sessão definiu a nova composição do Conselho Diretor da entidade, com mandato até 2024.

Enéias da Rosa e Norma Alberto foram reeleitos, respectivamente, para a presidência e a vice, enquanto Sonia Costa assumiu a Diretoria Financeira; Miriam Balestro, a de Articulação; e Lucas Prates, a de Formação. Delzi Castro e Suemelberne Alves de Lucena seguem à frente do Conselho Fiscal, que agora tem Célia Varela Bezerra como suplente.

Foi feito um breve balanço do Planejamento Estratégico Participativo 2017-2020, prorrogado até o primeiro semestre deste ano. Grupos de trabalho conheceram e aprovaram as linhas de atuação do novo PEP trienal, e os ajustes propostos serão detalhados nos próximos meses.

Duas novas e um novo integrante foram anunciadas/os para a membresia: Inara do Nascimento Tavares, Edgard Amaral e Mariana Wiecko.

Tavares leciona no curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e integra a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Amaral pesquisa políticas de ações afirmativas e segurança alimentar. É coordenador nacional da Comissão de Soberania e Segurança Alimentar dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). Wiecko pesquisa soberania alimentar e mulheres indígenas no Brasil e na Argentina. Trabalhou na Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais (CGPCT) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Conjuntura e homenagens

Na abertura, a secretária-geral da FIAN Internacional, Sofia Monsalve, falou sobre a conjuntura global, ao passo que o cenário brasileiro foi abordado por Maria Emília Pacheco, da Fase. Francisco Menezes, do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), fez uma exposição sobre trabalho, renda e o Dhana.

Além da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram homenageadas as seguintes pessoas: Írio Conti, Enéias da Rosa, Valéria Burity, Flavio Valente, Luciano e Cristina Wolf, Dieter e Nadir Metzner, Jônia Rodrigues de Lima, Célia Varela Bezerra, Jorge Peralta, Mariza Rios, Rolf Kunneman e Sônia Costa.

Pela construção do Dhana no Brasil, a homenagem institucional voltou-se ao FBSSAN e ao Consea Nacional. Também foram homenageados Flavio Valente, Deborah Duprat, Edelcio Vigna (in memoriam), Maria Emília Pacheco, Sônia Lucena, Elza Maria Braga, Valéria Burity, Miriam Balestro, Luciano Mariz Maia, Elisabetta Recine e Írio Conti.

A assembleia teve apresentação musical de Vanessa Soares e Leo Araújo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *