FIAN leva Quarteto Indigesto para discutir sistemas alimentares no Abrascão
Com inscrição online grátis, a atividade ocorre dia 28, em Brasília, na 14ª edição do congresso, em que a entidade também terá estande com publicações para distribuição

No dia 28 de novembro a FIAN Brasil realiza mais um cine debate em Brasília a partir da animação Quarteto Indigesto – Nossa Comida nas Mãos de Gigantes. Desta vez, no 14º Congresso Brasileiro da Saúde Coletiva (Abrascão 2025). As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio deste formulário.
A atividade parte das situações retratadas no filme de 14 minutos e da vivência das pessoas para provocar reflexão crítica e mobilizar ações transformadoras.

“Na oficina que realizamos na Semana de Inovação da Enap, vimos que funcionou muito bem a dinâmica de começar puxando pelas memórias afetivas das participantes em torno da comida para então olhar para o sistema alimentar hegemônico e seus atores”, conta a assessora de Direitos Humanos Paula Gabriela Chianca.
“Muitas delas contaram que nunca tinham olhado daquela forma para as corporações do agronegócio e da indústria de ultraprocessados, e que começaram a enxergar melhor os tentáculos com que elas tentam – e em grande medida conseguem – capturar a forma com que os alimentos são produzidos, comercializados e consumidos”, complementa Paula, que é nutricionista pós-graduada em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Quem visitar o estande da FIAN no evento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) poderá conversar com a assessoria e escolher gratuitamente publicações para entender melhor diversos assuntos ligados a soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN).
Organize sua sessão!

Quarteto Indigesto mostra as aprontações de Big Food, Big Agro, Big Money e Big Tech – que vão levar o Coro dos Descontentes a se manifestar.
A animação tem uma página especial no novo site da FIAN Brasil, com kit exibição, acesso à história em quadrinhos original e materiais complementares. Escolas, comunidades, entidades e disciplinas universitárias podem pedir um roteiro de debate para adaptar ou usar direto.
Produzido e lançado na capital federal no Dia Mundial da Alimentação em 2024, o curta-metragem foi selecionado no Science Film Festival (SFF) daquele ano, que o levou a Moçambique e a diversas escolas brasileiras, e premiado no Festival Internacional de Cinema Agroecológico (Ficaeco) de 2025. Já foi exibido e debatido também na Jornada de Agroecologia de Curitiba, na Virada Cultural Amazônia de Pé, na Semana Acadêmica da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e na Semana do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Em 2025, a TVE Bahia fez seu lançamento televisivo no Dia da Alimentação. Exibiu também os episódios da versão seriada em sua programação nas semanas seguintes.
O filme foi usado entre turmas do ensino médio pelos institutos federais de Ciência, Tecnologia e Educação de Minas Gerais (IFMG) e do Sul de Minas (IFSuldeMinas); e no curso de graduação em Nutrição da Unime.
A produção é uma parceria com os Irmãos Zago, cartunistas responsáveis, com a FIAN Internacional, pela HQ A Captura Corporativa de Sistemas Alimentares, em que o quarteto aparece pela primeira vez.




