FIAN Brasil participa deEncontro da Rede Global para o Direito à Alimentação e à Nutrição

colombia

A secretária geral da FIAN Brasil, Valéria Burity, participou entre os dias 25 a 30 de maio do Encontro da Rede Global para o Direito à Alimentação e à Nutrição, realizado na Colômbia. Na atividade foram discutidos e priorizados quatro linhas de atuação da Rede: politização do tema da nutrição e enfrentamento do sistema alimentar corporativo; direitos das mulheres e feminismo;  fome e as falsas soluções para a fome, e, marco legal e retrocessos e, relação à implementação do Direito Humano. “Dentro desse último item foi ressaltado a importância das experiência de organizações jurídicas e políticas autônomas, à exemplo do que acontece nos municípios autônomos rebeldes zapatistas”, conta Burity.

Ainda no Encontro, foi realizado o planejamento preliminar das atividades da rede para 2017, na agenda de trabalho foram reafirmados os dois instrumentos mais relevantes da Rede: as missões de visita a casos de violações de direito humanos e o Observatório do Direito à Alimentação e à Nutrição que é uma publicação anual que monitora as políticas, processos e questões-chave relacionadas com o direito à alimentação e à nutrição adequadas em níveis global, regional, nacional e local. E atua como uma ferramenta de monitoramento, que contribui para dar visibilidade às lutas dos povos sobre o tema.

A Rede Global para o Direito à Alimentação e à Nutrição atualmente inclui 24 organizações da sociedade civil e movimentos sociais que reconhecem a necessidade de agir em conjunto para a realização deste direito humano.

Observatório

O Observatório do Direito à Alimentação e à Nutrição 2016 – “Manter as sementes nas mãos dos povos” está disponível  para download no link. No Brasil, a publicação foi lançada em novembro de 2016.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *