
FIAN leva Quarteto Indigesto para discutir sistemas alimentares no Abrascão
Com inscrição online grátis, a atividade ocorre dia 28, em Brasília, na 14ª edição do congresso, em que a entidade também terá estande com publicações para distribuição


Com inscrição online grátis, a atividade ocorre dia 28, em Brasília, na 14ª edição do congresso, em que a entidade também terá estande com publicações para distribuição

No Dia Mundial da Alimentação, a FIAN Brasil lança seu novo podcast, Alimento É Direito. O episódio 1 investiga a situação do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana) e da segurança alimentar e nutricional (SAN) no país.…


Participantes celebraram os aprendizados da trajetória em defesa do direito à alimentação, fortaleceram alianças e se inspiraram para ações rumo a uma sociedade justa e equitativa

Oficina “Quem manda na nossa comida?” integra a Semana de Inovação da Enap. Mediada pela assessora de Direitos Humanos Paula Gabriela Chianca, parte do curta-metragem Quarteto Indigesto.

Encontro reúne memórias e fortalece alianças em defesa do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana), com ato público

De 12 a 14 de agosto, Cali e Bogotá (Colômbia) receberam o fórum “Saberes que alimentan, um diálogo Sul-Sul sobre o direito à alimentação nas escolas”, reunindo países como Brasil, Índia e México para trocar experiências e fortalecer políticas de alimentação escolar. O secretário-geral da @FIANBrasil, Pedro Vasconcelos, e a coordenadora do @observatorioalimentacaoescolar, Mariana Santarelli, participaram compartilhando a experiência brasileira.

A FIAN Brasil apresentou a Nota Técnica 1/2025 durante a Jornada de Agroecologia 2025, em Curitiba. A nota defende o reconhecimento das terras indígenas como zonas livres de veneno, incluindo o entorno dessas áreas. Trata-se de um passo para proteger o direito à alimentação e à nutrição adequadas, a soberania dos povos e a saúde pública.

Agrotóxicos e Sistemas de Justiça foram temas de debate no 3º Encontro do Coletivo Zé Maria do Tomé, realizado pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em parceria com a Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA).

Durante o 10º Encontro da Juventude Indígena Guarani-Kaiowá e Ñandeva, realizado em Antônio João (MS), a FIAN Brasil facilitou a oficina “Juventude que planta ideias, colhe mudanças”, reunindo centenas de jovens em um momento de diálogo, partilha e construção coletiva. O encontro aconteceu na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, território sagrado e símbolo de resistência.

Nesta quarta (16), Dia Mundial da Alimentação, a FIAN Brasil lançou em Brasília o filme Quarteto Indigesto – Nossa Comida nas Mãos de Gigantes, que pode ser assistido no YouTube. Foram exibidos também o documentário inédito O que se Vende,…