Frentes de Atuação

Atuamos nas esferas política e jurídica para garantir que o direito à alimentação saia do papel e vire prática, defendendo leis e políticas públicas que promovem o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana) e nos contrapondo a iniciativas que o ameaçam. Pressionamos o poder público com base em legislações, dados e saberes diversos. Escrevemos notas, ofícios e petições, e participamos de espaços estratégicos de decisão. Também usamos esses instrumentos no apoio contínuo a comunidades (veja em “Acompanhamento de casos”).
Algumas das principais atividades da FIAN se referem à formação em sentido estrito, com a realização de cursos, palestras e atividades similares, bem como atividades de advocacy, entendido aqui como o processo de defesa de determinadas pautas de movimentos populares, bem como influência sobre tomadores de decisões no que se refere a essas pautas.
Foto: Arquivo FIAN Brasil
Neste trabalho, usamos as ferramentas das duas frentes anteriores no acompanhamento sistemático de comunidades. Ao longo de 25 anos nossas equipes apoiaram a luta de geraizeiros, vazenteiros, quilombolas e grupos urbanos, entre outros. Acompanhamos desde 2005 a resistência dos povos indígenas Guarani e Kaiowá diante dos ataques a seus territórios no Mato Grosso do Sul.