A FIAN Brasil compreende que grande parte da fome e da desnutrição existentes não é um resultado da escassez de alimentos ou da limitação geral de recursos, mas sim uma consequência de relações e estruturas sociais altamente desiguais que violam o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas (Dhana).
A FIAN Brasil foi fundada no ano 2000 e, desde 2015, tem sua sede em Brasília (DF). Ao longo desses anos as equipes da FIAN monitoraram e exigiram direitos junto a diversos casos/comunidades, a exemplo das comunidades vazenteiras e do território quilombola de Brejo dos Crioulos, no estado de Minas Gerais, e a comunidade de Sururu de Capote, em Alagoas. Atualmente, acompanhamos sistematicamente a luta dos povos indígenas Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul e a dos geraizeiros do Território Tradicional do Vale das Cancelas (MG).
Seção da FIAN Internacional, a FIAN Brasil possui autonomia e organização próprias no país, com seu próprio corpo associativo contendo um Conselho Diretor, uma Secretaria Geral, uma Secretaria Executiva e um corpo de membros/as (associados/as).
Atualmente, a FIAN Brasil participa dos seguintes espaços de articulação:
Nacionais
- Comissão de monitoramento do Direito Humano à Alimentação Adequada do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH);
- Plataforma Dhesca Brasil;
- Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN);
- Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável;
- Processo de Articulação e Diálogo (PAD);
- Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social;
- Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida;
- GT Direitos Humanos e Corporações;
- GT Terra e CPT
Internacionais
- Articulação FIANs na América Latina
- Aliança pela Soberania (CIP)