FIAN lança filme Quarteto Indigesto com debate sobre a captura corporativa dos sistemas alimentares

por Pedro Biondi

Nesta quarta (16), Dia Mundial da Alimentação, a FIAN Brasil lançou em Brasília o filme Quarteto Indigesto – Nossa Comida nas Mãos de Gigantes, que pode ser assistido no YouTube. Foram exibidos também o documentário inédito O que se Vende, o que se Come: Desvendando a Publicidade de Alimentos, uma realização do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec); e Grão (2020), de Adriana Miranda, produzido pela Mayu Filmes. A sessão foi seguida de debate sobre sistemas alimentares e captura corporativa.

Participaram a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine; o dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) Anderson Amaro; a especialista no Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) Ana Maria Maya; e o assessor de Comunicação da FIAN Brasil Pedro Biondi, um dos roteiristas e diretores da animação. A mediação coube à secretária-geral da entidade, Nayara Côrtes Rocha. O encontro foi realizado no Armazém do Campo.

Com 14 minutos, Quarteto Indigesto foi realizado pela FIAN Brasil com Zago Brothers com base na história em quadrinhos elaborada pelos irmãos cartunistas com a FIAN Internacional A Captura Corporativa de Sistemas Alimentares.

O curta-metragem traz as aprontações de Big Agro, Big Food, Big Money e Big Tech, convidando a uma reflexão sobre o jeito como os alimentos são produzidos, processados, vendidos e consumidos.

A animação será exibida em episódios nas redes da FIAN Brasil com parceiros, a partir desta semana, e ficará disponível para veiculação gratuita por canais de televisão e streamings. A FIAN também oferecerá um kit de exibição e debate que entidades, movimentos, comunidades e professores/as poderão adaptar para sessões autônomas.