Cine debate sobre sistemas alimentares soberanos recebe inscrições

por Pedro Biondi

Oficina “Quem manda na nossa comida?” integra a Semana de Inovação da Enap. Mediada pela assessora de Direitos Humanos Paula Gabriela Chianca, parte do curta-metragem Quarteto Indigesto.

Pegue um tema complexo, mas que impacta nosso dia a dia. Adicione humor e a estética dos quadrinhos. Tempere com uma metodologia de educação popular adaptável e… pronto, você tem aí a oficina da FIAN Brasil “Quem manda na nossa comida?”, aberta a inscrições na Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

É um cine debate presencial em Brasília, dia 30 de setembro, às 10h. Mediado pela assessora de Direitos Humanos Paula Gabriela Chianca, parte do curta-metragem Quarteto Indigesto, realizado com os Irmãos Zago.

“A oficina valoriza a escuta, o diálogo, o respeito aos saberes dos participantes e a construção coletiva do conhecimento”, explica Paula, que é nutricionista, pós-graduada em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. “A ideia é partir da realidade das pessoas para provocar reflexão crítica e mobilizar ações transformadoras.”

É preciso se inscrever – grátis – pelo site da Semana de Inovação. E, na véspera (dia 29), fazer a inscrição específica (simples, pelo mesmo caminho online).

Maior evento de inovação em governo da América Latina, a semana é promovida anualmente pela Enap. A atividade da FIAN foi uma das 133 selecionadas dentre 850 propostas.

Um filme para usar livremente
Com 14 minutos, Quarteto Indigesto mostra as aprontações de Big Food, Big Agro, Big Money e Big Tech – que vão levar o Coro dos Descontentes a se manifestar.

A animação tem uma página especial no novo site da FIAN Brasil, com kit exibição, acesso à história em quadrinhos original e materiais complementares. Escolas, comunidades, entidades e disciplinas universitárias podem pedir um roteiro de debate para adaptar ou usar direto.