pratododia1

Ao longo desses dois últimos anos fizemos o esforço de refletir sobre a realidade brasileira a partir do Direito à Alimentação e à Nutrição Adequadas, nasceu então a coluna Prato do Dia. São 7 textos produzidos pela equipe técnica da FIAN Brasil que dialogam com diversos temas que permanecem atuais, confira!

 

#1: A carne é fraca e os alimentos não são mercadorias

O texto publicado em março de 2017 traz reflexões sobre a Operação “Carne Fraca” e o papel das grandes empresas do agronegócio no ramo da alimentação.

#2: Austeridade e fome, a gente vê por aqui

A coluna aborda a votação do projeto de lei que altera a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), realizada em julho de 2017, e como essa é uma das reformas que representam o regime de austeridade adotado por Michel Temer.

#3: O julgamento da ADIn Quilombola e a perversidade do racismo brasileiro

O texto tem como tema o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade/ADIn n. 3239/07, realizado em agosto de 2017, pelo Supremo Tribunal Federal e aponta como o julgamento traz à tona uma das principais memórias escondidas acerca das raízes do Brasil: o racismo enquanto política de Estado.

#4: Programa “Alimento para todos” – uma ideologia farinácea

Em outubro de 2017, o então prefeito de São Paulo, João Doria, lançou o programa “Alimento para Todos”, nesta coluna os autores questionam a ideologia de que a fome se resolve com falsas soluções tal como a ração, apoiando ações empresariais lucrativas que visam a distribuição e o consumo de alimentos ultraprocessados, em vez de se garantir alimentos saudáveis e adequados, produzidos de maneira sustentável.

#5: O desmaio de fome e a despolitização da austeridade

De novembro de 2017, o texto aborda o desmaio de fome de uma criança dentro de uma escola do Distrito Federal (DF). O caso foi emblemático para caracterizar o Brasil em que vivemos atualmente, com políticas de austeridade como a Emenda Constitucional 95 congelou os gastos com políticas sociais, como aquelas que fariam a diferença neste caso, pelos próximos 20 anos.

#6: Mais direitos, menos veneno: pela rejeição do PL 6299/02

O texto tem como tema o Projeto de Lei nº 6299/02, conhecido como “Pacote do Veneno”, em tramitação na Câmara dos Deputados. Caso o PL seja aprovado, o Brasil deixará ainda mais débil sua capacidade de regular o uso e a comercialização de venenos que impactam as diferentes etapas do processo alimentar, escancarando as portas para novas violações de direitos humanos como alimentação, saúde e meio ambiente.

#7: A carga pesada do neoliberalismo e seu rastro de fome: sobre a greve dos caminhoneiros e petroleiros

Já nos seus primeiros dias, a greve dos caminhoneiros gerou impactos na produção, comercialização e consumo de alimentos no Brasil. O atual governo e suas medidas neoliberais, em uma doutrina de choque, vêm pondo abaixo conquistas sociais importantes, como a saída do Brasil do mapa da fome. O congelamento de gastos sociais, por meio da Emenda Constitucional (EC) 95, já é responsável por regredirmos em dois anos os avanços conquistados em mais de 10 anos nos indicadores de extrema pobreza.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *