Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar

Quem Somos

A FIAN Brasil é uma seção da FIAN Internacional, organização de Direitos Humanos que trabalha há 30 anos em nível mundial pela realização do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA). A sigla FIAN é uma abreviação de “FoodFirst Information & Action Network”, que no Brasil é traduzida como Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar. O papel central da FIAN é assessorar agricultores/as familiares, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais e outros grupos em situação de vulnerabilidade com o objetivo de fortalecer as lutas sociais destes sujeitos de direitos em prol da efetivação dos direitos humanos, em especial do DHANA.

O nosso objetivo, portanto, é contribuir para a realização do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas de todos e todas, em particular de camponeses, indígenas, quilombolas, demais povos e comunidades tradicionais, trabalhadores/as rurais, e trabalhadores/as rurais sem-terra.

Para tanto utilizamos como meio a metodologia da FIAN Internacional de acompanhamento e monitoramento de casos, metodologia esta baseada em um enfoque de direitos humanos (Human Rights-Based Approach) e que compreende processos de documentação e análise das violações de direitos, empoderamento dos sujeitos de direitos, delimitação de estratégias e consequente exigibilidade e/ou justiciabilidade desses direitos frente ao Estado e a organizações supranacionais.


 

Conselho Diretor da FIAN Brasil – 2017/2019

Diretor Presidente: Enéias da Rosa

Diretora Vice-presidente: Norma Alberto

Diretora Financeira: Estela Zeferino

Diretor de Articulação: Marcelo Brito

Diretora de Formação: Juliana Pinto


 

Conselho Fiscal da FIAN Brasil – 2017/2019

Conselheiros Titulares

Paulo Eugênio de Castro Pozzobom

Delzi Castro

Suemelberne Alves de Lucena

Suplente: Jorge Peralta

 


 

Secretária Geral

Valéria Burity


 

Secretaria Executiva

Assessora de Direitos Humanos: Luana Natielle

Assessor de Direitos Humanos: Lucas Prates

Assessora Técnica Administrativa: Suelen Gonçalves

Assistente Administrativo: Joselino Serafim

Assessora de Comunicação: Flávia Quirino